sábado, 23 de julho de 2011

Segredo Segredíssimo (SPZINHO - 03/03/2011)

O assunto é espinhudo: não é que ninguém quer falar, é que ninguém quer nem PENSAR.

Mas abuso sexual infantil existe, no Brasil, e em todas as classes sociais. E, ao contrário do estereótipo do estranho abusador, a realidade é que esta pessoa é geralmente muito próxima da criança. Odivia Barros, autora de Segredo Segredíssimo, sabe bem disso, afinal ela sofreu na própria pele.

E com o objetivo de abordar o tema com a própria filha, e conscientizar pais, crianças e adolescentes, ela escreveu o livro, provavelmente único hoje no Brasil.

Segredo Segredíssimo é uma obra que fala do problema de pedofilia e abuso sexual na linguagem das crianças, usando imagens e situações cotidianas do mundo delas.

O conto protagonizado pela menina Alice, que toma conhecimento do “segredo segredíssimo” de sua amiguinha Adriana, traz elementos muito próximos a uma situação real de abuso sexual, e ensina alguns passos básicos na prevenção do problema, tais como reconhecer uma situação indesejada e contar para pessoas de confiança, ou seja: não guardar o segredo.

Além disso, a mensagem, transmitida pela história, de que a criança, no caso, a pequena Adriana, será apoiada e protegida após contar o segredo a seus familiares, e não recriminada ou punida, é de extrema importância para conscientizar os leitores mirins da necessidade de romper o muro do silêncio que ainda envolve o assunto.

Sem falar que psicólogos e educadores concordam que histórias com final feliz, em que o bem vence o mal, são importantes para a formação da personalidade da criança, dotando-a de ânimo e capacidade para superar obstáculos e dificuldades no futuro.

Não li o livro, mas saiu neste domingo no Estadão, super bem elogiado.

Toc, toc, toc, que jamais aconteça nas nossas famílias, mas educar e informar é a melhor maneira de prevenir!

A única coisa que não consegui descobrir: recomendado a partir de que idade? Se alguém ler e tiver um palpite, por favor volte e conte para a gente!

À venda nas melhores livrarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário